quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Hoje eu queria...

Encontrar um espaço,
onde pudesse deixar
isolada a minha dor.

Hoje eu queria sentar-me no chão,
e apoiar a cabeça no colo de alguém.

Hoje eu queria que
algum coração,
sentisse falta do meu.

Hoje eu queria poder encharcar
algum ombro,
com as minhas lágrimas.

Hoje eu queria esquecer,
que meu coração está
                                                            vazio, e minha alma está morrendo.

                                                             Hoje eu queria acreditar, que no
                                                             livro da minha vida, não estou
                                                             escrevendo a última página...

                                                                  Autora:
Sandra Ribeiro

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Fracasso total

Dia nublado, chuva insolente, tristeza pairando... Dia perfeito para uma crise daquelas!
Hoje parei para analisar minha vida. Bem, cheguei á uma conclusão: Sou um fracasso total! Isso mesmo, UMA GRANDE FRACASSADA; é duro admitir mas é a realidade.
Eu não terminei a faculdade, não tenho uma profissão, não tenho emprego, não tenho uma vida legal... Bem, isso tudo é muito ruim, me traz um vazio por dentro, uma agonia sem fim... um grito estridente que ninguém ouve, ninguém entende! Me sinto decepcionada por todas minhas ações... parece que nunca vou sair do lugar... isso me corrói por dentro! Já se tornou uma grande ferida que nunca cicatriza, que nunca tem fim!
Uma lágrima triste insiste em sair dos cantos dos olhos, será ela minha única companhia? Até o momento creio que sim, companhia fiel e contínua...Por que ninguém me entende? Todo mundo cobra resultados mas não sabem o que eu passo. Acho que sou a minha pior inimiga, me faço mal sempre! Sou um perigo constante, um vazio permanente, a dor da alma calada, o sussuro da morte, a flor murcha, a escuridão no caminho...
A dor é muita, traiçoeira, lembro de um caminho que quando pequena pensava em trilhar... e hoje o que me tornei! Uma alma sem sonhos... isso mesmo! Meus sonhos se foram, a vida parece não ter mais sentido, não vejo futuro, não vejo realizações... Como me dói isso mas a realidade é nua e crua, eu que me acostume com ela...Como dizia Maysa: "Meu mundo caiu, e eu que aprenda a levantá-lo!" Será isso uma ponta de esperança? Não sei... mas no meu vocabulário, esperança não existe mais! Parece que tudo que tento é em vão, minha vida é sem rumo... Me sinto uma folha seca que anda conforme o vento leva...Eu não devia ser assim! O que há de errado comigo? Por que precisa ser tudo assim? Por que? Bem, tantas perguntas e nenhuma resposta, nem ao menos um norte para possíveis explicações...
Por isso, sei que sou LOUCA E INEXPLICÀVEL... louca sim... sempre fui... ser normal, igual á todos não me atrai, não me encanta e inexplicável, sim... meus atos são sem explicações, a emoção lidera minha vida e meus pensamentos!
Isso é ruim? Talvez seja... mas quero mais que o mundo se dane!
Só queria tirar essa tristeza que sinto nesse momento, essa melancolia que me fere o coração, esse vazio que machuca até minhas palavras! Quanto sofrimento! Não quero passar por isso, mas eu mereço! Eu não sou boa, e nunca fui!
Tem dias que penso em desistir de viver, já que a vida não me traz nada de bom! Mas me sinto muito covarde pra isso, e não desistiria antes de tentar viver... Tentar, eu até tento mas conseguir? Ha... isso é um mistério pra mim!
Não quero tentar entender, quero apenas sentir o que é viver!
Não sei o que é um suspiro de emoção, apenas respiração para sobrevivência; quero sentir amor, quero ser amada, quero sentir, quero somar alguma coisa, quero viver intensamente cada segundo, enfim... não sei o que é viver... apenas sobrevivo... isso me faz mal... Peço a Deus que me recolha pra junto dele... è o melhor para mim...

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mulheres Maçãs...



Às minhas queridas amigas... que são maravilhosas e merecem sempre ser cultivadas. Não importa o quanto eu já me decepcionei com amigos, o importante é que ainda tenho pessoas maravilhosas em meu caminho. OBrigada Senhor! 
Nas horas difícieis, é que você realmente vê quem importa com você... e tenho visto isso ultimamente!
Às minhas amigas, que somos UMA POR TODAS, E TODAS POR UMA... que seja eterno enquanto dure nossa amizade!
E nada de deixar esses idiotas estragarem nossas vidas! Bola pra frente sempre meninas!
Amoooooooo vocês! =D

terça-feira, 14 de setembro de 2010

O que é BORDERLINE?

Em termos teóricos:
 TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE(LIMÍTROFE)-INSTABILIDADE EMOCIONAL
 Como se caracteriza ?
Caracteriza-se por um padrão de relacionamento emocional intenso, porém confuso e desorganizado. A instabilidade das emoções é o traço marcante deste transtorno, que se apresenta por flutuações rápidas e variações no estado de humor de um momento para outro sem justificativa real. Essas pessoas reconhecem sua labilidade emocional, mas para tentar encobri-la justificam-nas geralmente com argumentos implausíveis. Seu comportamento impulsivo freqüentemente é autodestrutivo. Estes pacientes não possuem claramente uma identidade de si mesmos, com um projeto de vida ou uma escala de valores duradoura, até mesmo quanto à própria sexualidade. A instabilidade é tão intensa que acaba incomodando o próprio paciente que em dados momentos rejeita a si mesmo, por isso a insatisfação pessoal é constante.


1) Sintomas (claro que nem todas as Borderline tem todos estes sintomas):
  • Medo de abandono: uma necessidade constante, agoniante de nunca se sentirem sozinhas, rejeitadas e sem apoio.
  • Dificuldade de administrar emoções
  • Impulsividade.
  • Instabilidade de humor. As oscilações de humor do DAB ou TAB - Distúrbio ou Transtorno Afetivo Bipolar duram semanas ou meses, mas as Borderline têm oscilações de minutos, horas, dias. Essas oscilações de humor incluem depressões, ataques de ansiedade, irritabilidade, ciúme patológico, hetero- e auto-agressividade. Uma paciente marca a consulta informando que está super deprimida, querendo morrer. No dia seguinte chega à consulta bem humorada, bem vestida, maquiada, vaidosa.
  • Comportamento auto-destrutivo (se machucar, se cortar, se queimar). As portadoras de Borderline dizem que se machucam para satisfazer uma necessidade irresistível de sentir dor. Ou porque a dor no corpo "é melhor que a dor na alma".
  • Tentativas de suicídio, mais freqüentemente as de impulso do que as planejadas.
  • Mudanças de planos profissionais, de círculos de amizade.
  • Problemas de auto-estima. Borderlines se sentem desvalorizadas, incompreendidas, vazias. Não tem uma visão muito objetiva de si mesmos.
  • Muito impulsivas: idealizam pessoas recém conhecidas, se apaixonam e desapaixonam de maneira fulminante.
  • Desenvolvem admiração e desencanto por alguém muito rapidamente.
  • Alta sensibilidade a qualquer sensação de rejeição. Pequenas rejeições provocam grandes tempestades emocionais. Uma pequena viagem de negócios do namorado ou marido pode desencadear uma tempestade emocional completamente desproporcional (acusações de rejeição, de abandono, de não se preocupar com as necessidades dela, de egoísmo, etc.).
  • A mistura de idealização por alguém e a extrema sensibilidade às pequenas rejeições que fazem parte de qualquer relacionamento são a receita ideal para relacionamentos conturbados e instáveis, para rompimentos e estabelecimento imediato de novos relacionamentos com as mesmas idealizações.
  • Mais raramente, episódios psicóticos (se sentirem observadas, perseguidas, gozadas, comentadas).
    2) Risco aumentado para:
  • Compras Compulsivas.
  • Sexo de risco.
  • Comer Compulsivo, Bulimia, Anorexia.
  • Depressão.
  • Distúrbios de Ansiedade.
  • Abuso de substâncias.
  • Transtorno Afetivo Bipolar.
  • Outros Transtornos de Personalidade.
  • Violência (não só sexual), abusos e abandono, por causa da impulsividade e da falta de crítica para escolher novos parceiros.
3) A causa provável é uma combinação de vários fatores:
  • Vivências traumáticas (reais ou imaginadas) na infância, por exemplo abuso psicológico, sexual, negligência, terror psicológico ou físico, separaçãos dos pais, orfandade.
  • Vulnerabilidade individual.
  • Stress ambiental que desencadeia o aparecimento do comportamento Borderline.
Cuidado com conclusões precipitadas do tipo "você foi abusada" ou "você foi aterrorizada".
4) Evolução:
  • Geralmente começa a se manifestar no final da adolescência e início da vida adulta.
  • Com o passar dos anos existe uma diminuição do número de internações hospitalares e de tentativas de suicídio.
  • Parece piada de mau gosto, mas é uma realidade estatística: a cada tentativa de suicídio que a Borderline sobrevive, diminui a chance de uma nova tentativa.
5) Fatores de bom prognóstico:
  • Bons relacionamentos familiares, sociais, afetivos, profissionais.
  • Participação em atividades comunitárias: igrejas, clubes, associações culturais, artísticas, etc.
  • Baixa ou ausente freqüência de auto-agressão.
  • Baixa ou ausente freqüência de tentativas de suicídio.
  • Ser casada.
  • Ter filhos.
  • Não ser promíscua.
6) Tratamento.
A integração de tratamentos medicamentosos mais psicoterápicos trouxe grandes progressos no tratamento do Transtorno Borderline.
  • Medicação:
O tratamento medicamentoso inclui Estabilizadores de Humor (mesmo que não se trate de DAB) pois eles ajudam a conter a impulsividade e as oscilações de humor.
Antidepressivos e Tranqüilizantes não tem a mesma eficácia que teriam em casos de depressões ou ansiedades "puras" mas certamente tem sua utilidade em Borderline.
Embora a medicação seja muito importante, ela é ator coadjuvante. O ator principal no tratamento é a Psicoterapia.
  • Psicoterapia:
As mais úteis são as Analíticas (Junguiana e Freudiana). Não é uma terapia fácil. O que acontece "na vida real" acontece dentro do consultório: instabilidade, alternância de amor e ódio, idealização e desapontamento com o terapeuta, sedução, impulsividade, etc. Isso quer dizer o seguinte: o tratamento exige paciência, persistência, disciplina, boa vontade, etc.

 Agora, a descrição de BORDERLINE por uma borderline:
Descobri há pouco que tenho esse transtorno... não sou doente, tenho um transtorno de personalidade, onde minha instabilidade emocional é predominante e meus impulsos também! Não se pensa mais, apenas age... agir de modo inconsequente e leviano é comum. Nunca se sabe quem é, identidade sempre é um problema grande, não se sabe nada sobre o que quer e o que se pode fazer. Frustação é uma válvula para as crises. Ações auto destrutivas também são comuns, apenas ficam as cicatrizes de cada crise... isso é muito triste. Tenho uma enorme depedência de pessoas... não consigo ficar só! Comportamentos compulsivos por comida, sexo e álcool adornam meus dias.Uma instabilidade de emoções terríveis, estragam minha vida... sabe aquele negócio de hoje eu te amo e amanhã te odeio? È mais ou menos isso! Cada dia uma maneira; cada instante, uma sentença... é assim que me sinto! Uma maior abandonada pela vida, sem rumo, sem decisões, sem nem ao menos saber quem sou!
Aqui, ficarão sabendo como é ser, pensar e lidar com uma borderline!
Prazer, essa sou eu!

domingo, 12 de setembro de 2010

O choro dura uma noite mas a alegria vem pela manhã!


Dias maus, dias bons... entre altos e baixos eu vivo sempre mas quem não é assim ne?! Mas quando se é borderline, é pior ainda... mudanças bruscas de humor que atrapalham minha vida! Hoje fui fazer uma visita á um cara que eu devo muito: Deus! Fui na igreja, coisa que há muito tempo eu não fazia e me arrependo de não ter ido antes! Senti uma imensa paz... coisa que nem sabia mais o que era! Obrigada Senhor!
Por que esse mundo é tão difícil de se viver? Eu não entendo porque tudo precisa ser tão duro para todos. São tantos problemas, mas quando sinto Deus pertinho de mim eu esqueço de todos os problemas! Apenas preciso sugar sua extinta paz e tentar sempre ser uma pessoa melhor!
Sei que não ficarei tão bem todos os dias mas hoje ESTOU BEM... louvado seja Deus!
Tanta tristeza já passei, mereço um pouquinho de sossego! Minha fé anda abalada, mas poderoso é Deus para me fortalecer cada dia mais! Eu creio nisso!
Como diz a bíblia: O choro dura uma noite, mas alegria vem ao amanhecer! È a mais pura verdade, o choro vem, sempre vem mas a alegria aparece também...(espero logo ver essa última) =D

sábado, 11 de setembro de 2010

Alma Aflita

Alma cansada
Aflita e que não se resguarda
Choro e clamo para o fim da minha dor
Parece inútil; cade você Senhor?
Mente vazia
Coração perturbado
O corpo grita:
Deus, carregue meu fardo!
O céu azul é ingrato
Parece nem se preocupar com minha angústia
O sol brilha
Mas nada consegue ascender minha alegria
Lá fora o dia é bonito e claro
Mas aqui dentro é cinzento e nublado
Pessoas? São falsas e egoístas
O mundo não pára
A multidão é artista
Ninguém compreende meu lamento
Será até quando eu aguento?
Ser sozinha e triste
E a felicidade nem sei se existe
As marcas me martirizam
Por que preciso ser assim?
Será que está próximo do fim?
E os contos de fada que nada me iludem
Já conheço o sofrimento
Sonhos? Resultam em lamentos
Hoje a mulher menina
segue "a vida" sem rumo, sem destino
Apenas como uma brisa...

domingo, 5 de setembro de 2010

Desabafando...

Hoje não foi um dia muito bom pra mim, muitas incertezas e confusões na minha cabeça... não sei em quem confiar, no que acreditar! Minha vida anda sem rumo, sem direção... sinto tanta dor por isso, não sei como agir e o que pensar. A carência afetiva se torna uma vilã, sempre me pega em situações que a razão deveria pensar mais alto mas a tola aqui troca tudo por um abraço carinhoso e esquece tudo que acontece.Chorar, chorei muito hoje... será toda a dor guardada em meu ser? Ou tinha motivos suficientes para chorar? Ser enganada duas vezes já é burrice... será que sou tão burra assim? Oh, meu Deus pra onde eu vou? Que rumo tomar? Perguntas e mais perguntas numa mente perdida, abandonada por um transtorno que acaba com a minha vida! Tudo tão intenso...destruidor, constante, avassalador eu diria... Tanto euforia quanto tristeza... é tudo ou nada! 8 ou 80! Poxa, daria tudo para não ser assim! Não tenho culpa de ser assim, mas me culpo a todo instante... quem entende? Pois é, eu também não! É tão incontrolável tais impulsos, remédios não são a solução, busco em mim alguma força interna, talvez algo que eu nem tenha... mas procuro sem cessar! Deus? minha força abstrata... procuro também e não acho! Tento sair desse poço que eu estou... mas está muito difícil! Não tenho nem mais palavras para dizer o quanto hoje estou indignada e enganada! Mas não desisto de mim, preciso saber o que é viver e não apenas SOBREVIVER; disso eu já cansei! Ainda bem que ainda me resta um pingo de força que uso sempre que preciso... sei que as recaídas vão vir mas não sei se estou preparada!Tenho medo, muito medo... não sei o que me aguarda mas já passei por tanta coisa... que passe mais uma! Sou tão contraditória, não me conheço! EU SOU UMA METAMORFOSE AMBULANTE... bela frase... sou eu! Preciso falar, preciso gritar, preciso de amor, de aconchego... mas ninguém tem paciência comigo! Ninguém entende minhas necessidades... tanta intensidade acaba afastando as pessoas! Isso sempre é um grande problema pra mim. Falo sempre e muito, mas sempre guardo ainda segredos comigo; acho coisas obscuras que ninguém precisa saber sobre mim assustarei ainda mais as pessoas dessa maneira! Tenho tanto ainda pra falar mas me volto pra mim... como um casulo solitário. è tão complicado ser eu, mas não desisto... talvez um dia eu consiga sorrir com uma alegria inexplicável!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Eu apenas...

Eu

Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho, e desta sorte
Sou a crucificada... a dolorida...

Sombra de névoa ténue e esvaecida,
E que o destino, amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte! Forte
Alma de luto sempre incompreendida!

Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que chamam triste sem o ser...
Sou a que chora sem saber porquê...

Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver
E que nunca na vida me encontrou! 

Florbela Espanca


Gostei dos versos acima... Me sinto assim, como quem passa e ninguém vê, e que não faz falta pra ninguém; é triste confessar isso, mas é a verdade! Meus amigos sumiram com a depressão e os problemas, alguns ainda permanecem mas ainda não sei até quando.Parentes? O que é isso? Acho que até os pais da gente só gostam de nós por obrigação... Ando meio revoltada nesse quesito mas não posso obrigar ninguém a gostar de mim! Apenas cuido do meu jardim e aguardo as borboletas, mas ás vezes elas demoram... Tento cativar com meu jeito... mas não mudarei para agradar ninguém! Isso é fato! Acho que não tenho sonhos mais, tento... mas sempre acho que tudo é ilusão! Quero desabafar, estravazar minhas angústias... Preciso gritar mas ninguém quer me ouvir, isso é triste! Mas tento não me abalar com isso, preciso evoluir enquanto aqui viver, com ou sem amigos!