sábado, 23 de outubro de 2010

Cutting ou Auto Mutilação

Bom, num diário Borderline uma hora iria surgir esse assunto, aproveitei o silêncio da madrugada para me ajudar a escrever sobre esse assunto tão conhecido por nós Borderlines mas que a sociedade tapa os olhos e fingem que nada acontece.
Em termos teóricos:
 O que é a Automutilação?
A automutilação é definida como qualquer comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio. As formas mais freqüentes de automutilação são cortar a própria pele, bater em si mesmo e queimar-se.
Bom, venho nesse assunto porque esses dias ando me cortando muito, a dor da alma é imensamente maior que a dor física ou qualquer outra dor parecida.Como dizia Renato Russo: "...a dor é menor do que parece, quando ela se corta, ela se esquece". E é essa uma grande verdade.
Particularmente, tenho várias cicatrizes em meu corpo, tenho muita vergonha delas e tento esconder o maior número possível de vezes mas ás vezes é inevitável e sempre vem uma pessoa enconveniente e faz a dolorida pergunta: "Que marcas são essas em seu braço?" A minha primeira impreensão é que se tivesse um buraco ali mesmo, eu me escondia de tanta vergonha, mas nunca neguei o que eram, já tive vontade sim, mas sou uma pessoa muito verdadeira pra isso, não consigo mentir... Mas logo que sabem da verdade, se afastam, como se eu fosse um bicho, ou se eu tivesse uma doença contagiosa. Isso pra mim é muito triste.
Não lembro como e porquê isso começou, mas é um sintoma do meu transtorno de personalidade e não tem como eu disseminar isso mas sim, amenizar... com medicações e tratamento. Terapia? Não faço pois estou sem grana, mas gosto muito de ver que á cada sessão você se descobre um pouquinho mais!
Entrevista de trabalho? Essa é a pior, você pode ser o melhor candidato mas se a psicóloga ver teu braço.... já era! Jà fui reprovada em muitas e isso machuca a gente. O mundo capitalista de hoje não quer saber se você tem contas á pagar, e sim, querem trabalhadores saudáveis!
O ódio que tenho por mim, é inexplicável... como me odeio por ser gorda, feia,chata, impossível de lidar com as pessoas devido á minha impulsividade. Eu odeio tudo isso, não queria estar nas condições em que hoje me encontro mas nem ao menos pedi pra nascer não é mesmo? Esse ódio todo se torna cicatrizes, as quais lembrarei por toda vida e cairá uma lágrima de meus olhos sempre que lembrar tudo que passei!
 Meus pais e muitas pessoas ao meu redor, apenas ignoram as minhas cicatrizes... eu não quero chamar a atenção de ninguém, tento escondê-las o tanto que posso mas uma hora é inevitável... Fingir que nada acontece e pensar que sou uma mulher feliz, será essa a solução? E continuar me cortando ás escondidas e usando roupas longas para ninguém perceber?
Tenho um pouquinho de inveja de braços e pernas limpas, os meus cheios de cicatrizes não me trazem orgulho algum apenas maior desprezo por mim mesma. Me acho um lixo, tento mudar essa realidade mas parece que todos os meus esforços são em vão! Meu Deus, até onde isso vai parar? Até em tentar me matar de novo? Ou até me internarem num hospital psiquiátrico de novo? Sinceramente, eu não sei.
Mas para quem lê esse humilde blog, vai a minha dica: NUNCA INICIE O PRIMEIRO CORTE!!! Nunca, pois se torna um vício, um vício maldito em que se você não for muito forte, não conseguirá resistir! E è triste, muito triste!À  cada  corte feito é uma batalha perdida, um sonho desperdiçado,  uma lágrima escorrida...à  cada frustação da vida já vem  o gosto do sangue, a vontade de se cortar, de se punir por  vocÊ ser um nada, uma pessoa que ninguém  considera ou gosta.A solidão muita  das vezes é minha companheira  assídua,  o medo de ficar só me alucina, me deixa sem chão, já me cortei até por isso sabia? Não acho legal a minha ação mas é algo impulsivo, forte, avassalador e que estou aprendendo aos poucos a me controlar. Aos poucos, tenho certeza que me livrarei das minhas facas, gilettes e tudo mais cortante! E creio que Deus vai me ajudar nessa!

6 comentários:

  1. Sabe que acho estranho que não tenho esse sintoma?
    Quer dizer, não diretamente.
    Não me corto.
    Mas meu médico me disse que a auto-mutilação inclui outras atividades como por exemplo, dirigir em alta velocidade...
    Isso eu fazia muito.
    Ultimamente melhorei bastante.

    Bjos amiga, e continue confiante!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu me arranho. E realmente, sempre tem alguém querendo saber que marcas são essas. Meus pais nem sonham com isso, se souberem ficarão muito magoados. Dor na alma, é bem isso menina!

    ResponderExcluir
  4. è claro que vai se livrar de tudo isso Deus vai te ajudar sim, você é tão forte

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda sou nova. Ainda sou adolescente. Eu não me corto, não consigo pegar numa faca e me cortar (apesar de já me ter arranhado com uma). Eu mordo-me e bato-me. Sim, já tentei me suicidar. A coisa mais engraçada? Eu tinha 7anos! Como as coisas se manifestam quando ainda somos novos... Eu gostava que deus me ajudasse, sim, mas por vezes, penso que nós, os que nos auto-mutilamos, só nos sentimos assim para dar uma missão na vida a outras pessoas. Me diga então: á dias em que estou numa euforia tal, e no momento seguinte estou em baixo, como que deprimida. O que eu tenho para além do gosto de me cortar?

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Texto com as mesmas coisas que faço, só que também sou igual a você, não seio o que fazer com os rasgos profundos na carne feito pela unha e depois com as manchas, ainda mais eu que estou acima do peso vira tudo uma bola de neve, deveria ter procurado ajuda mais cedo, agora me sinto uma morta viva.

    ResponderExcluir